• Foi aplicado slides ao pessoal, colocado placa de sinalização de ponto de encontro e aplicado prática com os funcionários.

     O que é?

     Rota de fuga é um mapa que é representado através de símbolos apropriados, o trajeto a ser seguido pelo indivíduo no caso de necessidade urgente de evacuação do local. Rota de fuga pode ser utilizada em função de: Incêndio; Desabamentos; Outros casos fortuitos;

    A falta de indicadores de rotas de evacuação poderá ocasionar situações de pânico em emergências, onde o fator tranqüilidade é preponderante para a prevenção de acidentes graves.

    O planejamento da Rota de Fuga deverá ser bem elaborado, levando-se em consideração: As diretrizes da NR-23 do MTB; NBR 9077 e 13434; Código Estadual de Prevenção de Incêndios; Outras que venham a facilitar a saída dos indivíduos dos locais atingidos.

    Saídas

    As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída. As saídas e as vias de circulação não devem comportar escadas nem degraus as passagens deverão ser bem iluminadas.

    Exercício de Alerta

    Os exercícios de combate ao fogo deverão ser feitos periodicamente, objetivando:

    • que o pessoal grave o significado do sinal de alarme;
    • que a evacuação do local se faça em boa ordem;
    • que seja evitado qualquer pânico;
    • que sejam atribuídas tarefas e responsabilidades específicas aos empregados;
    • que seja verificado se a sirene de alarme foi ouvida em todas as áreas.

    Os exercícios deverão ser realizados sob a direção de um grupo de pessoas, capazes de prepará-los e dirigi-los, comportando um chefe e ajudantes em número necessário, segundo as características do estabelecimento.

    Riscos

    Risco “é a chance de algo acontecer”. Está no nosso dia a dia:

    • No lar;
    • No trânsito;
    • Na empresa;
    • No parque…

    SINAL ALARME – Se houver uma situação de emergência na obra , soará um sinal acústico convencionado (vários toques intermitentes – evacuação, que deverá ser identificado por todos.)

    A coordenação da evacuação é feita pelo Encarregado e Engenheiro e pelo Técnico de segurança da obra. O Encarregada e Engenheiro chefe de fila (o primeiro) e o técnico de segurança é o cerra-fila, isto é, o último a sair. O chefe de fila Orienta a evacuação (sempre pela Direita em fila indiana), até ao Ponto de Encontro.

    Mantenha-se sempre no local de reunião, juntamente com os seus colegas, até serem dadas outras instruções pelos lideres:

    04

     



Sitio web optimizado por: Diseño Web
Plugin Modo Mantenimiento patrocinado por: Wordpress modo mantenimiento